domingo, 22 de março de 2009

Começo das aulas

A primeira semana de aula foi bem tranquila, apesar de alguns novatos não aceitarem ficar na escola e chorarem bastante, já os veteranos não deram trabalho adoraram conhecer a tia nova e os amiguinhos. A relação entre os novos e os antigos foi muito boa se deram muito bem e já começaram a fazer amizade um perguntando o nome ao outro e já chamando para brincar.
Segundo Ladd (1990) e Ladd, Kochenderfer e Coleman (1997) a presença de um amigo na pré-escola pode facilitar o ajustamento da criança, por funcionar como uma fonte de suporte para o enfrentamento e adaptação às novas exigências sociais e escolares. Sendo assim, o ajustamento escolar depende do tipo de relacionamento que a criança desenvolve em sala de aula. A amizade facilita o bom desempenho do aluno na escola, tanto nas atividades académicas quanto nas habilidades para se relacionar com os outros.

As atividades foram a movimentação do nome de cada aluno com cola colorida, alguns quiseram passar o dedo sozinhos na cola e mostraram bastante coordenação motora, já outros tiveram que ser auxiliados. Essa atividade teve o objetivo de fazer a criança perceber as letras do nome e o movimento de cada uma. Está sendo trabalho o nome dessa forma desde o ano passado e percebo que os veteranos não tiveram dificuldade na realização dessa tarefa.
A outra atividade foi a representação com material concreto da palavra CARNAVAL, onde antes de fazerem a professora começou a relembrar o que era essa festa e colocou no quadro essa palavra ensinado-os cada uma delas e também contando.
E nesse mesmo ritmo pediu para que as crianças desenhassem como foi o carnaval de cada um e de que se fantasiaram.
Em um dos passeios pela escola onde a turma pode conhecer e rever os lugares que sempre estarão a professora Jéssika usou desse método para trabalhar as noções de dentro/fora e em baixo/em cima por exemplo o lixo esta dentro da lixeira, e trabalhou na sala com atividade onde tinham que colar o quadrado em baixo do perfex.
É muito importante que a criança conheça o ambiente escolar, pois é nesse meio que ele estará por horas e desenvolvera sua aprendizagem através de coisas que lhe chame atenção.Segundo Vital Didonet:
"O espaço da escola não é apenas um 'continente', um recipiente que abriga alunos, livros, professores, um local em que se realizam atividades de aprendizagem. Mas é também um 'conteúdo', ele mesmo é educativo. Escola é mais do que quatro paredes; é clima, espírito de trabalho, produção de aprendizagem, relações sociais de formação de pessoas. O espaço tem que gerar idéias, sentimentos, movimentos no sentido da busca do conhecimento; tem que despertar interesse em aprender; além de ser alegre, aprazível e confortável, tem que ser pedagógico. Há uma 'docência do espaço'. Os alunos aprendem dele lições sobre a relação entre o corpo e a mente, o movimento e o pensamento, o silêncio e o barulho do trabalho, que constroem conhecimento."

2 comentários:

  1. Nossa essa frase de Vital Ddonet é td em!!
    e realmente o espaço escolar é isso td e mt importante para a infancia das crianças!

    ResponderExcluir
  2. ameiii o blog! O seu e tdos q estão relacionados no msmo!
    Sou normalista e adoro o curso normal e meus estágios! Tbm estou no 3º ano!
    Estava fazendo uma pesquisa sobre educação, qndo me deparei c/ o blog! Linda, vc está de Parabéns!
    Me chamo Pamella, tenho 18 anos e meu e-mail é esse: pamella_lock@hotmail.com, por favor adc²

    ResponderExcluir