Começamos a semana com uma acolhida muito bonita para todos os alunos da escola infantil na área, onde rezaram e aprenderam uma música nova, e que por sinal adoraram. Na sala a professora Jéssika pegou as letras do alfabeto do nome de cada criança e começou a mostra-los sempre explicando e perguntando qual o nome de cada uma delas.
Após a demonstração fez a atividade de reconhecimento da letra de cada um deles no meio de várias. E logo depois dessa deixou todos eles livres no tapete brincando, lendo historinhas para fazer a analise de escrita individual.
Uma novidade deixou todos muito animados, pois a professora os avisou de que na quarta-feira iremos tomar banho de piscina e foi uma verdadeira festa quando descobriram isso.
No colégio as crianças da escola infantil e do ensino fundamental tem a oportunidade de fazerem aula de inglês ou espanhol, e nessa turma de 1° período em que estou alguns pais colocaram seus filhos na aula. Em um momento em que eu estava brincando com eles comecei a perguntar as cores de umas bolas que estávamos jogando e uma aluna respondeu em inglês todas as cores que eu perguntei, achei muito interessante pois com poucas semanas de aula ela já sabia identificar as cores e foi uma aprendizagem rápida, por ser uma matéria nova que a chamou atenção.
Na quarta-feira a professora apresentou a eles o livro O Quarto de Lucas, que adoraram conhecer, logo depois desenharam o que entenderam sobre essa história.
Enfim o banho de piscina esperado por todos, foi maravilhoso e muito divertido, as crianças nadaram, pularam, brincaram bastante. Um aluno não quis entrar de maneira nenhuma na piscina e se manifestou chorando, então ficou fora d'água todo o momento.
Na quarta-feira a professora apresentou a eles o livro O Quarto de Lucas, que adoraram conhecer, logo depois desenharam o que entenderam sobre essa história.
Enfim o banho de piscina esperado por todos, foi maravilhoso e muito divertido, as crianças nadaram, pularam, brincaram bastante. Um aluno não quis entrar de maneira nenhuma na piscina e se manifestou chorando, então ficou fora d'água todo o momento.
Assim que voltamos da piscina e arrumamos todos eles, foram brincar no tapete e percebi que estavam em grupo se interagindo muito bem, cada grupinho com sua brincadeira diferente, mas é bom lembrar que isso não atrapalha a relação do todo, pois todos se dão super bem e brincam muito entre si. Assim como as brincadeiras as atividades ajudam na aprendizagem e no relacionamento deles.
A escola é o lugar onde existem oportunidades de convivência de crianças da mesma idade, que possuem interesses comuns, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhados por estarem na mesma situação. As relações de amizade dentro do contexto escolar, portanto, são relevantes para o desenvolvimento da aprendizagem e aquisição de habilidades sociais. Nesse sentido, a utilização de uma prática educativa com atividades grupais favorece não só o desenvolvimento cognitivo, como também promove a aquisição de habilidades sociais através dos intercâmbios entre as crianças. Por isso, torna-se inviável pensar em aprendizagem a partir de tarefas exclusivamente individuais (Teberosky, 1987, Prados, 1999).
Nenhum comentário:
Postar um comentário