sexta-feira, 10 de abril de 2009

A importância dos livros na infância

Começamos a semana com uma atividade diferente, a professora conversou com os alunos e explicou que iríamos para a quadra da "escola grande", pois é assim que eles chamam a outra parte da escola, e que deveriam se comportar pois la tem crianças, maiores e que estavam no pátio brincando. Pegamos as bolas e fomos para a quadra e la eles se divertiram demais, correram, pularam, brincaram muito.
De volta a sala foi comentado novamente com eles sobre a historia O Quarto de Lucas para assim começarmos a atividade que foi a movimentação da palavra QUARTO e também o reconhecimento das letras do título do livro.
Foi relembrado também a noção dos objetos grande, médio e pequeno e Jéssika pedia a cada criança que arrumasse de acordo com o tamanho. Alguns estavam destraidos na hora em que ela explicava então tiveram um pouco de dificuldade com os tamanhos médio e pequeno.
Continuamos a semana envolvidos com o livro, e fizeram a atividade da montagem da palavra QUARTO com letras móveis e depois escreveram, percebo que para alguns a tarefa foi facilmente realizada, mas alguns novatos reconheceram as letras mas não souberam escrever, por eu ter acompanhado situação de uma criança relatei o fato a professora que foi ate a ela e tentou explica-la como se fazia algumas letras mas mesmo assim não conseguiu e então achou melhor não insistir depois faria sozinha com a criança.
Fomos a bibliotequinha infantil e lá tia Viviane contou uma história que chamou a atenção dos alunos porque estes se envolviam diretamente, pois eram chamados para representar um animal.
Após a história ela distribuiu para cada criança um livro para eles lerem, pois foi uma atividade muito importante que é o incentivo a leitura.
Conforme Silva (1992, p.57) “bons livros poderão ser presentes e grandes fontes de prazer e conhecimento. Descobrir estes sentimentos desde bebezinhos, poderá ser uma excelente conquista para toda a vida.”
Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.
Pois se desde bebê a criança é incentivada a leitura será bem sucedida futuramente em tudo o que fará, pois é essencial saber escrever e interpretar um texto.

Um comentário:

  1. é o livro é msm muito importante para o desenvolvimento da criança!!
    As crianças da "minha" turma tambem estão nessa caminha.
    seu blog ta lindhu!!
    bjo

    ResponderExcluir