domingo, 12 de abril de 2009

Pintando o sete

A aprendizagem vai além de livros e cadernos, é muito importante a diversidade de materiais, e a partir disso as crianças foram para área e fizeram pinturas espontâneas com tinta, ali expressaram vários sentimentos de várias formas, uns desenharam a família, outros só rabiscaram, e outros fizeram bolinhas. Foi uma atividade muito bem realizada porque por ser diferente chamou a atenção dos alunos.Ao trabalhar com as tintas observamos o desenvolvimento psicomotor de cada criança ao segurar o pincel, assim deve sempre ser auxiliado pelo professor para que o movimento do pincel e ate do lápis sejam corretos para que tenham um desenvolvimento motor correto.
A estrutura do esquema corporal tem papel fundamental no desenvolvimento da criança, pois é o ponto de partida para ela agir.A educação psicomotora irá conduzir a criança a estruturar o seu esquema corporal através de atividades como o equilíbrio do corpo e deslocamentos globais do corpo.
A partir do momento que o individuo descobre, utiliza e controla seu corpo, o esquema corporal é estruturado e passa a ter consciência dele e suas possibilidades, na relação com o meio ambiente em que vive. Para controla-las ele precisa desenvolver: a percepção do corpo; equilíbrio; a lateralidade; a independência dos membros em relação o tronco e entre si; controle muscular; controle da respiração. São realizadas na escola aulas de educação pelo movimento em que a criança trabalha todos esses fatores brincando.
Outra atividade realizada foi a escrita coletiva das palavras GIRAFA, TARTARUGA e GATO, onde a professora escreveu no quadro uma palavra de cada vez falando letra por letra para eles fazerem sozinhos, pois não podíamos auxilia-los para ela saber que letras cada um conhece, e observando o desenvolver da atividade uns nem se interessaram em fazer e rabiscaram toda a folha, outros fizeram letras soltas e as mais fáceis e tiveram aqueles que desempenharam a atividade muito bem.
Dando inicio ao projeto da turma foram analisados as pesquisas que as crianças trouxeram de casa sobre os animais que foram fotos, historias e curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário